Preservativo Masculino

1O que é?

O preservativo masculino é invólucro delgado, geralmente de látex, que reveste o pénis ereto e forma uma barreira entre o esperma e a vagina.

Com a utilização típica (inclui a utilização inconsistente ou incorreta) do preservativo, 18 em cada 100 mulheres tiveram uma gravidez indesejada, e 2 em cada 100 com a utilização ideal (utilização de acordo as instruções de utilização) deste método.

O preservativo pode não funcionar corretamente, rasgar-se ou deslizar.

Protege contra infeções sexualmente transmissíveis (IST), inclusive contra o VIH/SIDA.

2Como se utiliza?

Utilize um novo preservativo sempre que tiver relações sexuais, e certifique-se de que está dentro do prazo de validade.

Antes de qualquer contacto, coloque o preservativo na ponta do pénis ereto e pressione a ponta do preservativo. É necessário deixar um espaço livre e sem ar na extremidade fechada de modo a reter o sémen sem romper o preservativo. Desenrole depois o preservativo ao longo do pénis até à sua base.

Retire o pénis da vagina uma vez ocorrida a ejaculação enquanto o pénis continua ereto. Retire o preservativo com precaução para não derramar o sémen, ate-o e coloque-o no lixo. Assegure-se de que o pénis não tem contacto com a zona genital de novo, e se tiver relações sexuais novamente, utilize um novo preservativo.

3Será este o método adequado para si?

Pode interessar-lhe se:

  • Quiser um contracetivo sem efeitos secundários hormonais.
  • Quiser um método para utilizar de forma habitual ou temporária.
  • Quiser um método contracetivo que a proteja contra infeções sexualmente transmissíveis (IST), como o VIH/SIDA.
  • Quiser um método que se possa utilizar imediatamente após o parto e/ou durante a amamentação.

Tenha cuidado:

  • Se você ou o seu companheiro forem alérgicos ao látex.
  • Pode romper-se ou sair durante a relação sexual se não for usado corretamente.

Referências:

  • Trussell J. Contraceptive failure in the United States. Contraception. 2011 May 1;83(5):397-404.
  • World Health Organization Department of Reproductive Health and Research (WHO/RHR) and Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health/Center for Communication Programs (CCP), Knowledge for Health Project. Family Planning: A Global Handbook for Providers (2018 update). Baltimore and Geneva: CCP and WHO, 2018.
  • The Family Planning Association (FPA). Your Guide to Condoms. 2019. Disponível em https://www.fpa.org.uk/sites/default/files/condoms-external-and-internal-your-guide.pdf (acedido a 19/05/2021)

PT-NON-110055 07/2021